O BIRIBOL

Há mais ou menos 30 anos, ouvia, aos domingos, uma farra de jovens, na piscina de um tio, que morava duas casas depois na minha, e procurei saber o que por lá ocorria.


Descobri que uns primos e amigos em comum, usavam a piscina para jogar Biribol.

Fiquei curiosa para saber do que se tratava e descobri, que:

O Biribol é um esporte praticado em piscinas com profundidade média (1metro).

Essa modalidade de esporte, foi instituída no interior de São Paulo, no município de Birigui, em 1968, pelo professor e empresário Dario Miguel Pedro.

Surgiu como recreação coletiva, como alternativa à prática e aprendizagem da natação, sendo um esporte coletivo de duas equipes, compostas por duas ou quatro pessoas.

O professor Dario que, em princípio, batizou o jogo de frescobol (hoje, nome conhecido de um tipo de tênis de praia), mas com a necessidade de estabelecer-se regras, patenteou-o como Biribol, em 1978.


A prática é feita, geralmente, em piscinas de 4m (largura)x 8m ( comprimento ) x 1 ( profundidade ), com o uso de rede, postes (para sustentar a rede, no centro da piscina) e bola.

Um esporte muito parecido com o voleibol, com partidas definidas por sets, porém, dentro d’água.

Atualmente, já temos Campeonatos de Biribol em vários estados do país.

A principal competição é a da Superliga de Biribol, A CNB – Confederação Nacional de Biribol – que também organiza torneios para-desportivos, o Biribol adaptado, com 2 edições, na cidade de Maceió - AL.

Que tal experimentar, divertindo-se, inicialmente, com os amigos...?



Postar um comentário

0 Comentários