PISCINA de BORDA INFINITA

 ORIGEM das PISCINAS de BORDA INFINITA



Há controvérsias, quanto a origem das piscinas de borda infinita.

Acredita-se que o conceito de piscina com borda infinita tenha surgido na França, no século XVII, mais especificamente em uma das fontes no Palácio de Versailles.

Porém, a certeza de sua origem é em relação aos tempos modernos, com o arquiteto John Lautner, na década de 60.

Ele foi o responsável pelo projeto e execução dos primeiros modelos nas residências de Los Angeles, inclusive daquela que apareceu no filme da Franquia de James Bond, em 1971. 

Inicialmente, o arquiteto queria se aproveitar da vista para alcançar a continuidade e fazer com que a piscina parecesse estar transbordando para o lago.

Com o passar do tempo, essa piscina foi ganhando popularidade e, atualmente, cada vez mais hotéis e resorts ao redor do mundo optam por esse tipo de piscina em suas instalações.

Encontramos, inclusive, esse tipo de piscina em residências, com cada vez mais frequência.

Mas então, o que é exatamente uma piscina de borda infinita?

A piscina infinita, ou de borda infinita, nada mais é que uma piscina projetada de maneira a aparentar uma “mistura” com o horizonte. Ou seja, em que uma das bordas “não existe”, o que passa uma sensação de infinito. 

Esse tipo de piscina é bastante comum em hotéis, lugares altos e áreas próximas a rios ou mares, justamente pelo fato da paisagem proporcionar esse efeito de continuidade da piscina, com vistas incríveis!!!

Isso, porque o efeito visual é passado justamente pela comunicação entre a água, da piscina e o horizonte, ou muitas vezes o mar ou rio, sem que a borda venha a interromper o visual, dando impressão de continuidade.

É uma espécie de ilusão de ótica criada entre a piscina e a paisagem em questão.

Mais uma vez, a integração da Arquitetura com a Natureza, nos proporcionando tanto prazer...

Baseado em publicações de sites da Internet.

Postar um comentário

0 Comentários