Também, segundo autor, é feita uma classificação das piscinas segundo a finalidade, pois elas podem ser utilizadas para os mais diversos objetivos e muitas vezes para mais de uma finalidade. São classificadas em:
1.9.1 - Competitivas
São as piscinas destinadas, principalmente, para competições. Num grau mais elevado, servem para competições olímpicas e campeonatos mundiais. Ainda se subclassificam em: natação, polo aquático, saltos ornamentais, balé aquático, etc. A ANSI, em parceria com a APSP, consideram essas piscinas como classe A, planejadas para competições por órgãos credenciados com a FINA, US SWIMMING, NCAA e NFSHSA.
1.9.2 - de Condicionamento Físico
São aquelas piscinas cujo objetivo principal é a prática da natação para aperfeiçoamento das condições atléticas do usuário.
1.9.3 - Recreativas
Têm como finalidade principal o aspecto lazer, no qual as habilidades natatórias não são condições necessárias.
1.9.4 - Educativas ou de Aprendizado
A finalidade principal é de ensinar a nadar independentemente da idade.
1.9.5 - Infantis
Como o próprio nome diz, são piscinas para crianças e, portanto, sua profundidade em nenhum ponto deve ser superior a 0.6 m, além de serem observadas outras características. Incluem-se entre as piscinas infantis as do tipo splash, com profundidade mínima de 60 cm. ( 24 polegados ) e máxima de 90 cm. ( 36 polegadas ).
1.9.6 - Terapêuticas
Sob esse nome são todas as piscinas voltadas para a melhoria da saúde. São piscinas destinadas a trazer de volta as pessoas às condições normais ( reabilitativas ), eliminando ou minorando algum tipo de doença nata ( curativas ). São usadas para deficientes físicos, para recuperação muscular de atletas físicos, para recuperação muscular de atletas de nível etc. São piscinas que possuem temperatura da água quase sempre superior a 32 graus.
1.9.7 - de Jogos
São piscinas para determinados tipos de jogos que não o de polo aquático, como por exemplo o biribol, que é um jogo difundido, semelhante ao voleibol na água, com a participação de quatro jogadores de cada lado.
1.9.8 - Poli funcionais ou Mistas
São as piscinas com múltiplas finalidades, na qual nenhuma tem predominância sobre as demais.
1.9.9 - Termais
São piscinas preenchidas com águas provenientes de fontes naturais e aquecidas, com componentes químicos em conjunto com água aquecida, que podem ajudar na cura total ou parcial de certos tipos de doenças.
1.10 - Finalidade das classificações
As classificações quanto ao uso e quanto à finalidade são as mais importantes, e a preocupação do legislador na classificação segundo esses dois critérios é poder adequar a legislação ao tipo de piscina quer quanto ao uso quer quanto a finalidade. Assim, as piscinas públicas possuem normas mais rígidas que as semipúblicas e essas mais que as residenciais. A seguir enumeramos uma lista de requisitos que são abordados de maneiras diferentes para cada tipo de piscina.
1 Aprovação do projeto e construção, permissão de funcionamento, registro e fiscalização, interdições e multas. 2 Detalhes construtivos da piscina. 3 Detalhes construtivos do deck. 4 Detalhes construtivos das entradas e saídas. 5 Detalhes construtivos dos lava pés. 6 Detalhes construtivos da divisória de isolamento da área do tanque. 7 Sistema de recirculação e tratamento. 8 Suprimento e esgotamento de água. 9 Elétrica, iluminação e ventilação. 10 Número máximo de banhistas. 11 Qualidade da água. 12 Casa de máquinas. 13 Vestiários e instalações sanitárias. 14 Sala e equipamento de pronto atendimento (primeiros socorros). 15 Certificação de operadores da piscina. 16 Habilitação de salva-vidas. 17 Equipamentos de salvamento. 18 Registros. 19 Orientação e controle dos usuários.
ANEXO TÉCNICO
A França, pais com maior número de piscinas na Europa, classifica as piscinas em:
1 Residenciais
São para o uso de apenas uma família, com área inferior a 200 metros quadrados, com tempo máximo de recirculação de 6 horas, temperatura da água inferior a 30º C e taxa de ocupação de uma pessoa em torno de 5 metros quadrados.
2 Pequena coletividade
Nesse tipo de piscina, encaixam-se tipicamente clubes, campings, centros de férias etc. Devem ter uma ducha e um lava pés, retirar da piscina 30 litros de água por nadador, por dia, com tempo de recirculação de 4 horas para profundidades superiores a 1,5 metros e de 1,3 horas para profundidades menores de 1,5 metros. Devem ter uma coadeira para cada 25 metros quadrados de piscina.
3 Grande coletividade
Deve ter filtração contínua ao longo do dia, bem como dosagens permanentes. Deve ter medidor de vazão, bem como totalizadores, sendo que no mínimo 50% da água deve ir para a bomba pela superfície. Distâncias das divisórias superiores a 3 metros, serem servidas por guarda -vidas com ocupação máxima de 3 usuários por metro quadrado para piscinas descobertas e 1 usuário por metro quadrado para piscinas cobertas. Devem ter duchas e lava pés.
4 Aéreas
Tem área inferior a 20 metros quadrados e altura de água inferior a 1 metro. São piscinas sem regulamentação.
Os Estados Unidos, país com maior número de piscinas no mundo, classifica as piscinas em Classes:
A São piscinas designadas para competições aquáticas, como a Fédération Internacionale de Natation (FINA), Nacional Collegiate Athletic Association (NCAA), Nacional Federation of State High School Associations (NFSHSA). Esta piscina pode também ser usada para recreação.
B São piscinas designadas para uso recreativo.
C São piscinas de apartamentos, condomínios, associações de proprietários, piscinas multifamiliares, hotéis e motéis.
D São piscinas especiais, incluindo piscinas com ondas, piscinas com fundo de areia etc.
E Piscinas usadas para terapia física com temperaturas acima de 30º C.
F Piscinas infantis (wading pools)
Engº Nilson Maierá
Autor do livro Piscinas Litro a Litro
(Terceira Edição)
0 Comentários