Esta pergunta não tem uma resposta única, haja vista que temos hoje uma grande variedade de materiais para diversos tipos de estruturas de piscinas. Mas vamos considerar apenas os mais utilizados com suas respectivas características.
O revestimento cerâmico (aqui vamos englobar neste item os azulejos, porcelanato e pastilhas de porcelana ), é o mais utilizado e possui uma variedade muito grande de cores, tamanhos, estampas e permitem projetar paginações que dão um ar moderno e sofisticado para a piscina.
Deve-se tomar alguns cuidados na escolha destes materiais, por exemplo seria aconselhável escolher um revestimento que tenha também uma cantoneira própria ou similar, que possa eliminar os cantos vivos formados por escadas, prainhas, muretas internas etc.
Outro fator a ser considerado é a cor do revestimento. Se a cor predominante for muito escura ela pode prejudicar o sistema de iluminação. No caso dos refletores por Led com troca de cores, deve-se aumentar o número de Led, ou optar por Led de cor branca.
O revestimento em pedra natural, do tipo Hiijau, também é uma opção para quem quer sair do convencional.
Entretanto, deve-se levar em consideração que a última faixa de pedra que fica acima da linha da água pode ficar esbranquiçada. Neste caso o aconselhável é dar o acabamento com uma pedra de cor escura.
Também pode-se optar por revestimentos com aplicação “in loco” de resina fibra de vidro, argamassas monolíticas (sem rejuntes) com acabamento polido em diversas cores ou aplicação de argamassa do tipo piscina de areia.
Lembrando que estes revestimentos acima descritos somente devem ser aplicados em estruturas rígidas, (concreto armado maciço ou alvenaria armada), haja vista que estes revestimentos não aceitam movimentação de estrutura.
Temos também os revestimentos de Vinil convencional (0,6mm, 0,7mm ou 0,8mm de espessura), que é um bolsão confeccionado nas fábricas, de acordo com os moldes da piscina, e instalados na estrutura e estão disponíveis em várias estampas.
E, finalmente temos os revestimentos em manta de PVC armada com 1,5mm ou 2,0mm de espessura, que é aplicada diretamente na estrutura, com grande resistência e durabilidade, também disponíveis em várias estampas. Este tipo de revestimento também pode ser aplicado sobre outro revestimento, como os cerâmicos, com bastante rapidez, sem muito quebra-quebra.
Todos estes revestimentos estão disponíveis no mercado e é aconselhável a ajuda de um profissional especializado para determinar as opções que melhor se aplicam ao projeto da piscina.
Como vimos as variedades de revestimentos são muitas e cada um deve seguir fielmente as instruções dos fabricantes quanto ao método de aplicação, aos materiais de aplicação e quais profissionais estão habilitados para a execução dos trabalhos.
Ronaldo Moreira
Consultoria em Piscinas
Formado em Edificações pelo Liceu de Artes e Ofícios de São Paulo
rskcmoreira@gmail.com
instagram: @ronaldomoreira.piscinas
0 Comentários