Luiz Ritter do Empório das Piscinas fala um pouco sobre o mercado em Foz

Com o mercado aquecido na região de Foz do Iguaçu, empresário fala sobre o mercado em que atua. 




1 – Como está o mercado de piscinas e afins nas regiões em que sua loja atua?

O mercado está superaquecido. As construções estão em alta na região e por consequência os trabalhos também.


2 – Sua empresa constrói piscinas? De que tipo?

Trabalhamos com Alvenaria, Vinil, Tela Armada e Fibra.


3 – Como os novos clientes chegam a sua loja?

Em grande parte, por indicação. Cerca de 75% do público da empresa vem através de direcionamento de arquitetos, engenheiros, construtoras, obreiros e outros clientes finais já atendidos.


4 – Que providências sua loja tomou, após o início da pandemia, para fazer dela um ambiente seguro para os seus clientes.

Seguimos todas as orientações municipais quanto ao uso de máscaras, álcool em gel e distanciamento social. Como nosso foco principal é obra e não varejo, nosso público é bem reduzido quanto ao fluxo interno da empresa.


5 – Qual foi a maior mudança na sua loja após o início da pandemia?

A financeira. Ajustamos drasticamente o controle de contas a receber e a pagar. Criamos uma linha de “reserva de caixa” sobre o faturamento que antes não existia. Já estamos colhendo estes frutos e acreditamos que isso melhora demais o ambiente financeiro, porém, exigem um esforço e uma integração muito grande do financeiro com o comercial.


6 – Qual foi a ação de venda que mais deu resultado ultimamente?

A ação da qualidade no que se vende. Até dois anos atrás éramos multimarcas em fibras e equipamentos e este ciclo terminou. Optamos em afunilar a linha de fornecedores e trazer maior confiança ao cliente e números ao fornecedor, sendo assim, conseguimos uma melhor garantia daquilo que estamos oferecendo ao nosso cliente. Mix de produto gera pouca credibilidade ao cliente, se tratando de garantia de execução. Notamos um público mais fiel, indicativo e com melhores resultados financeiros.


7 – Seus fornecedores de produtos proporcionam cursos ou treinamentos para você e seus funcionários? Quais empresas?

A pandemia travou um pouco esta questão. As lives de uma forma ou outra estão substituindo o treinamento in loco.


8 – Qual o meio de comunicação em que você busca informações sobre o mercado de piscinas e afins?

Atualizações, informações sobre novos produtos e empresas, temos um grupo no WhatsApp chamando PSS-Lojas que tem uma equipe de lojistas muito experiente e lá trocamos muita informação. A própria revista também é um meio muito acessível a esta troca.


9 – Qual é o maior problema enfrentado pelas lojas de piscinas, atualmente?

São vários, mas vale pontuar:

A internet. A venda direto pelas indústrias ao consumidor final, ou para empresas de e-commerce atrapalha bastante. Sabemos que é um mercado do futuro, mas o presente ainda existe e deve ser respeitado. Atualmente não oferecemos mais prioridade a empresas que tem vendas on-line para consumidor final ou não tem tabela diferenciada para lojas com e-commerce comparado as físicas.

A falta de padronização e qualidade das indústrias de fibras. Pequenas indústrias, com fibras de segunda e terceira linha atrapalham demais o mercado. Oferecem garantia de 10, 15, 20 anos mesmo tendo 02 anos de fundação. Por experiência própria, sei que estas garantias não funcionam na prática e a responsabilidade reflete ao lojista, porém, o consumidor final na maioria das vezes não sabe diferenciar um produto a outro.

As franquias. Dentro do nosso ponto de vista, o franqueado não entende que friamente falando, ele é um funcionário da indústria. O lucro real está totalmente lá e não na empresa que ele produz e “enterra” o passivo com pós-venda. Os valores aplicados por estas empresas não condizem com o mercado do serviço oferecido. Às vezes, os valores praticados por estas franquias para o consumidor, não cobrem o custo do produto dentro do comparativo a uma loja sem franquia, por exemplo.


10 – Faça suas considerações finais.

O mercado de piscina mudou muito em um curto espaço de tempo e com certeza vai mudar ainda mais. A evolução dos produtos, lançamentos e tendências cada vez mais influenciados em redes sociais estão nos apresentando um cliente cada vez mais crítico e exigente. Somente empresas atualizadas e comprometidas deverão ter um mercado duradouro.


Um abraço a todos e boa sorte.


EMPÓRIO DAS PISCINAS - FOZ DE IGUAÇU

www.emporiodaspiscinas.com

Luiz Ritter

(45) 3028 9988

Postar um comentário

0 Comentários